Pular para o conteúdo principal

O amor incondicional, existe?

Para pensar!
O amor incondicional,existe?

         Na verdade amor  só existe se for incondicional.Pois "amar" dependendo de circunstâncias não é amor é barganha. Mesmo o relacionamento, romântico sexual só será genuíno se não estiver atrelado a qualquer situação Mas em nossa sociedade existe muito pouco  quem ame verdadeiramente,porque as crianças não recebem o amor incondicional, seus pais,cuidadores,amam  mas buscam o controle, a manipulação; amam qualidade e confundem corrigir comportamentos com corrigir pessoas. Na verdade a sociedade humana apesar da vantagem de ser auto consciente,tem produzido muita violência desamor, em todos sentidos.
         Portanto, apesar de ser a palavra bastante usada ,pois, se usa  a palavra amor  para tudo nos mais diversos segmentos da vida . Assim é comum alguém dizer amo esta roupa, amo este carro, quando a pessoa quer dizer que tem prazer com a roupa,com o carro,porque a roupa ou o carro  permite a  esta pessoa melhorar sua auto estima. Ademais amor é um processo interativo, portanto, exige ação  de quem ama  independente da ação do amado, pois quem ama ,ama e ponto final. Contudo, o ente humano cria frases prontas para definir o amor , clichê , como: Quem ama cuida; Amar é jamais ter de pedir perdão; Quem   ama esquece; etc. 
         Mas, amar é um processo transformador principalmente de quem ama ,desta forma amar produz uma revolução profunda na mente, alma humana. Não obstante a imensa maioria das pessoas confundem amor com dependência afetiva, amor com prazer, amor controle ;por isso o amor  só acontece quando a situação for favorável , no próprio instante  que o amado deixe de corresponder .ou assuma comportamento  desabonador ,ou demonstre intenção de escapar do relacionamento . Imediatamente o amor desaparece ,e na imensa maioria das vezes surge um ódio exorbitante capaz de matar, ferir , agredir, desejar o pior dos males para o desafeto amante. Então será possível ocorre imediatamente esta transformação radical entre amor e ódio ? Na verdade amor sempre será amor e persiste mesmo diante a enormes tribulações , primeiro ,porque o amor não depende de circunstâncias ;não depende de ser correspondido , e jamais será transformado em ódio.Eis a primeira evidência do amor, permanecer independente de quaisquer situações.
         Todavia, uma criança abusada, mal amada , controlada  , castigada  jamais aprenderá a amar de verdade; esta pessoa abusada por quem devia ama-la , buscará por toda sua vida , um salvador(a),libertador(a) ,assim falará de amor ,mas de amor nada sabe , e quando se vê ameaçada ,sua criança interior  ferida agirá  imediatamente. Mas, em nossa sociedade existe várias denominações para o amor: Amor maternal, amor paternal, amor romântico sexual, amor filial, amor   a amigos, amor ao próximo,etc.Contudo, mesmo se apresentando com denominações  diferentes todos representam o mesmo sentimento amor.Na história temos exemplos de amor:Jesus o ,cristo, deu sua vida pela humanidade; madre  Tereza de Calcutá  viveu na mais absoluta pobreza  sempre buscando salvar as crianças ,os pobres da miséria absoluta, das doença ,pestes, entrando em ambientes fétidos  em busca de uma raquítica criança;Mahatma Gandhi libertou a Índia da opressão Inglesa sem jamais estimular um ato   de violência, e quando foi  covardemente  alvejado   perdoou se assassino; Espinosa  foi excomungado ,humilhado, perseguido, mas jamais  agrediu  seus perseguidores; etc.
            Mas na história da humanidade aparece aqui e acolá exemplo de amor de pessoas comuns, a mais recente : Um garoto de nove anos que amava seu avô , quando viu seu avô pedindo socorro , pois um grande incêndio esta destruindo tudo ,como ele era paralitico  não podia sair . Mas, a criança que já havia saído da casa ,não hesitou entrou na casa em chamas para salvar o ancião , os dois morreram ,eis  o amor incondicional. Pais anônimos que amam seus filhos especiais , que se dedicam  a amenizarem as fragilidades cognitivas e motoras de seus filhos.Temos exemplos de casais que se amaram  durante muitos anos , formaram famílias felizes e jamais deixaram de se amarem . Mas todos estes exemplos dos personagens mais notórios ao personagens mais comuns todos amaram incondicional . Assim sem sombra de dúvidas salientamos que : Quem ama ama independente de condição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios